O projeto Cidade Viva incide sobre grupos e comunidades de sujeitos de direitos historicamente discriminados, buscando trazer vozes periféricas para o centro do diálogo, por meio do debate, convivência e capacitação nas atividades culturais e em direitos humanos para as mulheres, a juventude e a população negra.

Será realizado por meio da circulação da lona itenerante do Circo Lahetô por cinco regiões de Goiânia, o que resultará em dez territórios urbanos em ocupação cultural. As ocupações reunirão artistas e ativistas culturais e sociais, que realizarão oficinas e apresentações culturais. O objetivo é proporcionar trocas de saberes, por meio de oficinas, rodas de conversa, dálogos de cidadania; e também pautar a capacitação em educomunicação para grupos organizados do movimento social.

 

Cada ocupação cultural itinerante ocorrerá por quatro dias consecutivos, por meio de apresentações artísticas e culturais, contando com a participação de mulheres, negras e jovens, na qualidade de educadores sociais/oficineiros. Serão ainda oferecidas duas ações formativas para a equipe do projeto. Uma será sobre a transversalização das temáticas juventude, gênero e direitos humanos das mulheres, igualdade racial e políticas afirmativas; a outra será focada na produção de eventos socioculturais.

 

19/setembro (segunda)

9h30 às 11h – Apresentação do Circo Lahetô

13h às 15h – Apresentação do Circo Lahetô Local: Escola Municipal Rotary (Residencial Privê Norte)

14h – Oficina Cidade Negra: Tranças e Penteados Afros e roda de conversa com adolescentes Cultura hip hop e vozes periféricas Local: CRAS Floresta (Bairro Floresta)

17h – Preta Poesia Local: Praça do PV – Ione (Jardim Curitiba III)

20/setembro (terça)

9h30 às 11h – Apresentação do Circo Lahetô e Oficina Local: Escola Maria da Terra (Bairro Floresta)

9h30 às 11h – Oficina de Street Dance Local: Escola Municipal Rotary Goiânia Sul (Residencial Privê Norte)

13h30 às 15h – Apresentação do Circo Lahetô e Oficina Local: Escola Maria da Terra (Bairro Floresta)

17h – Apresentação do Grupo de Percussão Coró Mulher Local: Praça do PV – Ione (Jardim Curitiba III)

21/setembro (quarta)

14h às 16h – Oficina de Capoeira Angola Local: CRAS Floresta (Bairro Floresta) 17h – Terno de Congo Catupé Dourado Local: Praça do PV – Ione (Jardim Curitiba III)

22/setembro (quinta)

9h30 às 11h – Lançamento do Projeto no Jardim Curitiba III Apresentações de Danilo D Volt  MC, Catupé Dourado, espetáculo Circo Magia & Estripulia, com Circo Lahetô 9h às 12h – Orientação e Cidadania

14h às 17h – Orientação e Cidadania

14h às 12h – Oficinas de Circo: Malabares, Diabolô, Bambolê e Perna de Pau

19h às 22h – Palco Cidade Viva Arte e Cultura: apresentações artísticas e circo – MC Iná Avessa, MC Malik Lion, Batalha de Mc´s, banda Mundhumano

19h às 22h – Feirinha Cultural Local: Lona Cidade Viva (Avenida do Povo c/ Rua JC-82, Jardim Curitiba III)

23/setembro (sexta)

8h30 às 11h30 – Oficina Cidade Negra: Tranças e Penteados Afros e Oficina de Discotecagem Local: Lona Cidade Viva (Avenida do Povo c/ Rua JC-82, Jardim Curitiba III) 9h30 – Cidade Viva para Crianças Contação de História e Outras Alegrias Local: Escola Municipal Rotary Goiânia Sul (Residencial Privê Norte)

9h às 12h – Orientação e Cidadania

14h às 18h – Orientação e Cidadania

14h às 18h – Oficinas de Arte Circense: Malabares, Perna de Pau, Diabolô, Bambolê; Oficina de Percussão, Oficina de Teatro, Oficina Maquiagem Pele Negra Local: Lona Cidade Viva (Avenida do Povo c/ Rua JC-82, Jardim Curitiba III) 14h às

17h30 – Oficina Cidade Negra: Tranças e Penteados Afros Local: CAPS Região Noroeste (Jardim Liberdade)

15h30 às 18h30 – Atividades de Lazer Esportes Recreativos na Praça Local: Praça do PV – Ione (Jardim Curitiba III) 19h às 22h – Palco Cidade Viva Arte e Cultura – Apresentações Artísticas e Circo: discotecagem com DJ Jubal, Wilton Jhon, Mano Fróes do Conflito Cotidiano, Aridã e Instrumentista 19h às 22h – Feirinha Cultural Local: Lona Cidade Viva (Avenida do Povo c/ Rua JC-82, Jardim Curitiba III)

24/setembro (sábado)

9h30 – Cortejo com Circo Lahetô, Coró de Pau e Movimento Pau a Pique Local: Feira Livre em frente à Maternidade Nascer Cidadão

9h30 às 11h30 – Oficina Estética, Moda e Mulheres Negras, Oficina Direito à Saúde e Defesa do SUS e Oficina Saúde Mental e Autocuidado 14h às 18h – Oficina Break Dance, Oficina de Boneca Abayomi, Oficina de Foto e Vídeo, Oficina de Percussão e Oficina Cidade Negra: Tranças e Penteados Afros, Local: Lona Cidade Viva (Avenida do Povo c/ Rua JC-82, Jardim Curitiba III)

15h às 18h30 – Atividades de Lazer Esportes Recreativos na Praça Local: Praça do PV – Ione (Jardim Curitiba III) 19h às

22h – Palco Cidade Viva Arte e Cultura – Circo Laheto com espetáculo Circo, Magia & Estripulia, D Volt, Luz Negra, Bboy Ló Break e Jessika Gomes 19h às 22h – Feirinha Cultural Local: Lona Cidade Viva (Avenida do Povo c/ Rua JC-82, Jardim Curitiba III)

25/setembro (domingo)

9h às 12h – Apresentação do Terno do Congo Verde e Amarelo e Samba de Roda da Serrinha, roda de conversa sobre economia solidária e hortas comunitárias Local: Lona Cidade Viva (Avenida do Povo c/ Rua JC-82, Jardim Curitiba III)

15h às 18h30 – Atividades de Lazer Esportes Recreativos na Praça Local: Praça do PV – Ione (Jardim Curitiba III)

14h às 18h – Oficina Diálogos Democráticos: Juventudes e Insurgências e Oficina Grafite e Desenho Local: Lona Cidade Viva (Avenida do Povo c/ Rua JC-82, Jardim Curitiba III)

19h às 22h – Palco Cidade Viva Arte e Cultura – Apresentações Artísticas e Circo: Cordel e Teatro com Luiz Ágon, da Êxtase Cia. de Artes e hip hop dance com Kachorreras 19h às

22h – Feirinha Cultural Local: Lona Cidade Viva (Avenida do Povo c/ Rua JC-82, Jardim Curitiba III)

 

O público beneficiado é formado por crianças, adolescentes, jovens, mulheres cis e trans, homens cis e trans, idosos, famílias, moradores do setor onde o projeto está instalado e bairros adjacentes. 

1. Região Noroeste – Jardim Curitiba III.
2. Região Oeste – Conjunto Vera Cruz II.
3. Região Sul – Parque Amazônia.
4. Região Leste – Vila Pedroso.
5. Região Oeste – Jardim Cerrado.

 

 

Objetivo 1

  • Realizar ocupação cultural urbana e periférica, por meio de multilinguagens artísticas e culturais, amplificando vozes de mulheres, jovens e negros/as.

Objetivo 2

  • Apoiar o protagonismo juvenil no diálogo acerca das políticas públicas para a juventude, por meio de multilinguagens artísticas e culturais, potencializando os circuitos juvenis de criatividade, economia da cultura, artes e lazer.
  •  

Objetivo 3

  • Fomentar a circulação na cidade e a participação juvenil de ativistas e artistas, oportunizando o diálogo com as comunidades locais sobre as questões da juventude goianiense, por meio de diferentes linguagens culturais e artísticas.
  •  

Objetivo 4

  • Ampliar o alcance das vozes juvenis para pautar os problemas e as possibilidades da juventude goianiense no tocante à organização e à formulação de propostas para políticas públicas para a juventude no município de Goiânia, a partir de encontros de jovens e adolescentes.
  •  

Objetivo 5

  • Promover ações educativas e/ou formativas nos espaços de inserção e circulação do projeto, por meio de rodas de conversas e oficinas.

Objetivo 6

  • Preparar pessoas acerca da violência de gênero e sua prevenção, observando temas transversais como gênero, história do movimento feminista/de mulheres, legislação, redes de proteção, participação no movimento de mulheres.
  •  

Objetivo 7

  • Informar à sociedade goianiense sobre pesquisas, dados, temas e questões emergentes e atualizadas sobre a questão da violência contra as mulheres e sua prevenção.

Objetivo 8

  • Ocupar espaços nas mídias tradicionais e redes sociais com conteúdos relacionados à temática da prevenção da violência contra as mulheres.

Objetivo 9

  • Conectar rede de organizações, coletivos, grupos e setoriais negros no município de Goiânia, por meio do intercâmbio de experiências e expressões  artísti-cas, culturais e políticas.

Objetivo 10

  • Realizar rodas de conversa, oficinas, exposições e apresentações relacionadas à produção social, cultural e artística da comunidade negra.

Objetivo 11

  • Dialogar sobre as políticas de promoção de igualdade racial no município.

Objetivo 12

  • Visibilizar a presença da comunidade africana, imigrantes e refugiados no município de Goiânia, dialogando sobre suas demandas.

Seja bem vindo ao show e mantenha-se conectado.

© 2022 Circo Laheto. All Rights Reserved.