Alunos da Escola de Circo Laheto Participam da estréia do Cirque du Soleil em Brasília

Alunos da Escola de Circo Laheto

Integrante da Rede Circo do Mundo Brasil, a Escola de Circo Laheto é convidado especial para a estreia do espetáculo Corteo, do Cirque Du Soleil, em Brasília, dia 1º de agosto (quinta), no Ginásio Nilson Nelson. Sob o comando do diretor Maneco Maracá e da coordenadora pedagógica Seluta Rodrigues, cerca de 140 crianças vão assistir a produção que tem encantado plateias em diversos países. Arte educadores, dirigentes e colaboradores do Circo Laheto vão acompanhar a garotada, que terão a oportunidade de ver de perto o trabalho de um dos mais sofisticados circos do mundo. Os quatro ônibus que vão fazer o transporte foram cedidos pela Secretaria Municipal de Educação, com quem o Laheto mantém cooperação técnica.
Corteo, o quinto espetáculo que o Cirque Du Soleil traz ao Brasil, estreou em São Paulo. Depois de Brasília, a trupe seguirá para Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Curitiba. Essa é a terceira vez que os alunos do Circo Laheto têm o privilégio de ir a Brasília assistir aos espetáculos do Soleil. Anteriormente, o Cirque du Soleil apresentara os espetáculos Saltimbanco, Alegria, Quindam e Varekai com artistas de diferentes países.

Desde 2009, a Escola de Circo Laheto integra a Rede Circo do Mundo Brasil . A rede aposta nas organizações que acreditam na arte educação como um meio eficaz no processo de desenvolvimento integral de crianças e jovens do meio popular, e que utilizam linguagens artísticas e culturais, em especial as artes circenses, como um canal de integração, expressão, promoção da cidadania e transformação social.

A Rede Circo do Mundo Brasil é parceria do Cirque du Soleil, principal incentivador e articulador de uma rede internacional de formação de educadores em circo social. A rede brasileira participa de encontros anualmente.

Todas as vezes que vem ao Brasil, o Cirque du Soleil faz a doação de ingressos para preestreia de seus espetáculos para as crianças e jovens dos projetos que participam da Rede Circo Mundo Brasil. Nos seus 18 anos de atuação, a Escola de Circo Laheto tem realizado um trabalho sociocultural e educacional, e é considerada uma referência da arte educação de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica e exclusão territorial.

Publicado em Notícias.